Agro 4.0: tecnologias reduzem custos no preparo do solo

Transformando cada vez mais o modo de produção no campo, o Agro 4.0 oferece tecnologias e práticas digitais indispensáveis para a vida do agricultor. Ajudando a garantir uma maior produtividade e qualidade da safra, essas tecnologias possuem a capacidade de elevar o potencial do agronegócio brasileiro, gerando maior lucro, garantindo segurança nas operações e fortalecendo a Agricultura de Precisão. 

Atualmente, as tecnologias agrícolas contam com o uso de diversos tipos de sensores, máquinas e sistemas integrados que ajudam os agricultores a terem informações da sua fazenda em tempo real por meio de coleta de dados. A análise desses dados, contribuem para uma tomada de  decisões assertivas que podem fazer toda a diferença na produção. 

Contudo, para muitos, o Agro 4.0 ainda é visto como uma solução inovadora cara e inacessível que vai substituir os processos já utilizados na agricultura. Mas, como podemos ver, ele veio para agregar nas técnicas já aplicadas no campo, como, por exemplo, a calagem. Além disso, há muitas dessas inovações tecnológicas que podem ser utilizadas de forma gratuita. Veja a seguir.

Agro 4.0 e o preparo do solo

Sabemos que o solo é um elemento essencial para a produção de alimentos e em alguns locais, como no Centro-Oeste, são naturalmente ácidos e precisam passar por correções e reposições de nutrientes antes do plantio,  garantindo assim, uma safra de qualidade. 

O método mais conhecido e utilizado é a calagem — processo de correção da acidez do solo por meio da aplicação de calcário — e graças às novas tecnologias da agricultura, os produtores rurais podem contar com o auxílio de softwares aumentando a produtividade com menos custos, mais agilidade e segurança. 

Oferecido de forma gratuita, o AdubaTec dá  recomendações de calagem e adubação para uma variedade de culturas agrícolas. Desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o aplicativo consegue informar a quantidade de nutrientes que deve ser aplicada no solo com base nas características do seu plantio. 

Disponível para download em smartphones Android, a ferramenta possibilita que os produtores tenham acesso a recomendações de calagem e adubagem especializadas para os seus plantios, reduzindo o trabalho manual de pesquisadores, agrônomos e técnicos referentes aos cálculos de recomendação. 

Basta somente preencher os campos no aplicativo com dados da análise química do solo e informações como sistema de cultivo, estágio de produção, clima e produtividade esperada para obter as quantidades corretas de calcário e fertilizantes que deverão ser aplicados. 

Com os custos de produção cada vez mais expressivos, a agricultura digital vem de encontro como uma solução inteligente para otimizar essas despesas e aumentar a eficiência e produtividade em campo.