Aprosoja-MS estima aumento 41,7% na produção de soja

Dados são referentes a melhorias de produtividade em relação ao ciclo da safra anterior

Com o fim do vazio sanitário, os produtores podem dar início ao cultivo da safra 2022/2023. Segundo dados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul  (Aprosoja-MS), o cultivo de soja no estado, pode gerar 12,3 milhões de toneladas do grão. Um aumento de 41,7% em relação à safra passada, que registrou queda devido ao comportamento climático.  

Com um aumento de produtividade em relação ao ano anterior, a expectativa é de que a produção atinja 53,44 sacas por hectare, um acréscimo de 38,27% em relação ao ciclo anterior, que também sofreu com as alterações climáticas. 

De acordo com o presidente da Aprosoja-MS, André Dobashi, o cenário foi desfavorável para a soja e o milho. “O produtor sul-mato-grossense teve uma frustração de safra de soja, com uma das piores estiagens que o Estado já sofreu, trazendo uma produtividade abaixo das quarenta sacas. Depois, no Conesul do Mato Grosso do Sul, nós tivemos uma segunda safra de milho bastante desfavorável também. Então a gente veio de uma safra de soja ruim, safra de milho ruim e entramos para uma segunda safra bastante dependente de capital”, comentou o presidente. 

Em relação à safrinha, as expectativas são melhores. Segundo Dobashi, o esperado é que chegue em torno de 10 milhões de toneladas. “A gente acredita que um pedaço da colheita do milho vai se sobrepor a semeadura da soja, mas já temos dados bem corretos de que a safra vem acima de 10 milhões de grãos. Esse número deve ser revisto com o fechamento da colheita que se dá agora no fim do mês”.