Automação agrícola e a mudança no agronegócio

Com o aumento da produtividade em escala mundial, nas últimas décadas, o campo passou por modernizações a fim de acompanhar as demandas atuais. Embora esse processo de automação não seja uma novidade, acabou se tornando algo inevitável para aqueles que querem se manter em alta no mercado.

Sua adoção, garante o aumento da eficiência nas produções agrícolas, promove a redução de desperdícios e um melhor aproveitamento do solo.  Mas o que é e como funciona um sistema agrícola automatizado? Veja a seguir. 

O que é automação agrícola?

Trazendo diversos benefícios e contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária, a automatização de técnicas manuais faz parte do conceito de  agricultura 4.0 e vem para fortalecer esse setor que é um dos propulsores da economia brasileira. 

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a automação agrícola pode ser entendida como um sistema no qual os processos de produção – seja agrícola, pecuária ou florestal – são controlados, monitorados e executados por meio de máquinas ou dispositivos mecânicos, eletrônicos ou computacionais a fim de amplificar o trabalho humano. 

Sua utilização é empregada para que ocorra o aumento na produtividade do sistema de trabalho. Além de melhorar a qualidade dos produtos, essas tecnologias também  otimizam tempo, insumos e capital. 

Exemplos de automação agrícola 

A agricultura de precisão é um bom exemplo da aplicação de automação agrícola. Esse sistema de gestão utiliza a variabilidade espacial da lavoura com o intuito de aumentar o retorno econômico e diminuir impactos ambientais. Para isso, utiliza ferramentas eletrônicas em conjunto com máquinas agrícolas e sistemas de informação geográfica. 

Possibilitado pelo agro 4.0, cada vez mais se torna comum o uso de drones, softwares de gestão, tratores autônomos, sensores, celulares e outras implementações tecnológicas capazes de monitorar áreas, calcular quantidade de produtos utilizados no processo de calagem e afins. Essas implementações trazem  resultados significativos para os agricultores e o consumidor final. 

Vantagens de investir em agricultura automatizada 

A união da tecnologia com o agro veio para atender a alta demanda e traz muitas vantagens para aqueles que investem na sua implementação. Além da maior produção de alimentos e melhoria de qualidade do mesmo, há os seguintes benefícios:

  1. Maior eficiência e rendimento do solo; 
  2. Aumento de produtividade e redução de desperdícios 
  3. Maior qualidade das produções agrícolas 
  4. Redução de custos na produção
  5. Identificação em tempo real de ataques de pragas e problemas hídricos 
  6. Sustentabilidade e diminuição da utilização de agrotóxicos 
  7. Aumento da segurança e eficácia do produto final.