Calagem: quais são os benefícios desta prática?

A calagem é um procedimento muito comum na etapa de preparação do solo para cultivo agrícola. Utilizado para fazer a correção da acidez natural do solo – um problema recorrente nos solos brasileiros – a técnica é de grande importância para solucionar essas adversidades conhecidas por impactar a qualidade do plantio.

Sendo uma das principais fases no momento de implantação de uma cultura, uma calagem bem feita é capaz de fazer uma enorme diferença na produtividade final, seja na qualidade da colheita ou no retorno financeiro. Mas essa não é a sua única característica. 

Responsável por trazer inúmeros benefícios para a safra, essa técnica muito utilizada pelos agricultores vai muito além da correção da acidez do solo e estímulo de crescimento das raízes. Veja algumas vantagens de se utilizar a calagem: 

Redução dos efeitos tóxicos

A calagem também atua positivamente na conservação do solo. Com a aplicação de calcário, a atividade microbiana da terra sofre um aumento, promovendo a liberação de nutrientes provindos da decomposição da matéria orgânica. Além disso, a presença desses micro-organismos possibilita a aeração do solo, contribuindo para a melhoria de sua qualidade, preservando-a a longo prazo. 

Aumento da produtividade da lavoura

Como comentado acima, esse procedimento também atua no aumento da produtividade da lavoura. Corrigindo a acidez, reduzindo as possibilidades de intoxicação e melhorando a fertilização do solo, a calagem garante que a safra crescerá forte e saudável, gerando resultados excelentes para o agricultor e a população que irá consumir o plantio.

Agora que você conhece alguns dos benefícios dessa prática e sabe que investir no preparo do solo é a melhor maneira de garantir uma colheita de sucesso, lembramos que para realizar este procedimento da melhor forma possível, é necessário efetuar a coleta de amostras do solo com a ajuda de um especialista que definirá qual tipo de calcário deverá ser aplicado após análises.