Safra brasileira de soja deve superar 133 milhões de toneladas

A produção brasileira de soja em 2020/21 deverá totalizar 133,104 milhões de toneladas, de acordo com SAFRAS

A produção brasileira de soja em 2020/21 deverá totalizar 133,104 milhões de toneladas, com elevação de 4,7% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 127,178 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada por SAFRAS & Mercado. No dia 11 de dezembro, data do relatório anterior, a projeção era de 132,498milhões de toneladas.

Com a colheita em fase inicial, SAFRAS indica aumento de 3,2% na área, estimada em 38,61 milhões de hectares. Em 2019/20, o plantio ocupou 37,43 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.415 quilos por hectare para 3.465 quilos.

O analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque, lembra que a irregularidade climática tem marcado esta temporada. “Dentro de um mesmo estado existem microrregiões com lavouras em condições distintas. Tal fato deve impedir que atinjamos novos recordes de produtividades médias estaduais na maioria dos estados”, ressalva Roque.

Apesar disso, de uma forma geral, as condições das lavouras nacionais são consideradas bastante satisfatórias, sem perdas produtivas amplas, mas sim pontuais. “De qualquer forma, devido às irregularidades, apenas o avanço da colheita revelará a verdadeira situação das produtividades de cada estado”, afirma o analista.

O clima ainda é importante para a consolidação da produção brasileira. No Paraná e nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste, a partir do início de fevereiro não pode haver grandes excessos de umidade para que os trabalhos de colheita comecem e avancem em ritmo satisfatório e a qualidade dos grãos não seja prejudicada. “Já para o Rio Grande do Sul e para os estados do Norte e do Nordeste, uma umidade razoável ainda será bem vinda ao longo de fevereiro”, completa.

Fonte: SAFRAS & MERCADO